sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

MONTARIA DIA 31 DE JANEIRO

No dia 31 de Janeiro irá montear-se a mancha do Tejo.
Mancha com aproximadamente 500 Hectares e com zonas de mato e abundância de giestas que proporcionam bastante refúgio aos animais.
A zona onde se vai desenrolar a montaria é uma parte da reserva muito querençosa para os javalis, visto que tem uma boa exposição solar e é também bastante seca e abrigada dos ventos do norte.
Pelos cevadouros que estão no terreno e a julgar por aquilo que comem, as expectativas são boas e esperamos que esta mancha vá dar uns bons javalis.
Decerto não serão tantos como do dia 09 de Janeiro mas serão decerto maiores em tamanho, visto que andam por aqui bons navalheiros á espera de dar alegrias a mais do que um Monteiro ou quem sabe a um que seja a sua primeira vez e assim poder sentir a adrenalina que dá enfrentar um bicho destes numa porta, estando sozinho, só ele e a fera. Do que se precisa é sangue frio, muita concentração e pontaria o resto vem depois, nós cá estaremos para o tornar Monteiro de alma e coração.
Por tudo isto não podem deixar de vir montear a estas terras que estão ainda muito virgens de emoções e vão proporcionar boas jornadas de caça a todos nós tanto ao nível da caça maior como da menor, é só ver os nossos terrenos e irão perceber que uma perdiz ou lebre aqui caçadas valem por uma meia dúzia das que são caçadas em reservas que sabe Deus como foi a caça lá parar.
Dia 31 de Janeiro esperamos e contamos com uma grande moldura humana, com companhia da boa e boas recordações no final, porque o mais importante além de caçar é o convívio com todos nós caçadores, por tudo isto não faltes contamos contigo e traz um amigo.
A concentração é ás 08h30 no pavilhão gimnodesportivo de Envendos que mais uma vez nos foi cedido muito gentilmente pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia.

Atenção ás fotos com as indicações para chegar ao local da concentração.

J.R.








terça-feira, 12 de janeiro de 2010

MONTARIA CONJUNTA

1ª MONTARIA AOS JAVALIS EM PARCERIA COM O CLUBE DE CAÇA DE MACEIRA

A expectativa criada em volta desta 1ª montaria em parceria com um clube de caça era bastante grande, deixando-nos apreensivos quanto ao decorrer da mesma tanto ao nível da recepção aos convivas, bem como no decorrer da montaria em si e se o resultado final não iria defraudar as expectativas criadas nos últimos dias em torno de tudo isto.
O dia, esse, apresentou-se de forma magnífica, com muito frio mas um sol radioso como já não se via há uns dias, estava propicio para montear, logo que a montaria não se arrastasse por longas horas, porque com o gelo que se fazia sentir iria tornar-se desagradável a estada prolongada nas portas.
Chegados enfim os convivas num bonito autocarro de luxo, sim senhor de luxo, até parecia a selecção nacional de monteiros para a final mundial de montarias, também se não o foi mais parecia tal foi a qualidade da montaria que se veio a apresentar.
Feitas as inscrições e o respectivo sorteio, não sem antes se ter degustado um pequeno-almoço que estava bom com tudo o que é de esperar nestas lides das montarias, partiu-se para a mancha que a manhã já ia adiantada.
A distribuição das portas foi algo demorada pois não havia muitos carros todo-o-terreno e como as pessoas eram ainda bastantes, demorou-se mais do que era esperado, mas enfim um problema de logística que da próxima vez estará decerto resolvido.
Chegados às portas deu-se início á montaria propriamente dita com a solta das matilhas, são elas que dão o verdadeiro sentido a tudo isto pois são os cães que fazem mexer as reses dos seus encames e levá-los até às portas para aí os monteiros os tentarem abater. Digo tentar abater pois desde o princípio da montaria que se ouviram tiros e ladras de cães e a julgar pela quantidade de tiros dados, que foram cerca de 86, adivinhava-se um bom resultado final, não foi mau mas podia ter sido melhor dado que as porcas grandes e os dois navalheiros conseguiram fugir e escapar da mancha. Na minha armada não se deu nenhum tiro tendo somente o meu parceiro da porta 11 avistado um bom porco que decerto conseguiu escapar sem ser atirado, enfim há dias destes é o sorteio que dita quem mata e quem atira, com um pouco de sorte á mistura, são coisas da caça.
Com o terminar da montaria, ao fim de quase três horas de monte, foi no timing correcto, que decorreu de forma muito animada, começaram a chegar vindos das portas os monteiros para a reunião em direcção ao pavilhão gimnodesportivo de Envendos para o almoço, via-se que as pessoas vinham satisfeitas,umas por terem feito o gosto ao dedo outras porque viram porcos e os cães a trabalhar bem, era bom ver como todos reagiam á chegada dos carros onde vinham os porcos abatidos, era as pessoas a verem a comentarem, enfim no fundo as montarias são isto mesmo e o final com um quadro de caça onde se apresentaram 11 javalis não é nada mau para as aspirações da nossa reserva que se quer fundamentalmente para perdizes.
O almoço foi servido sem muitas demoras e o rancho estava muito bom, graças á boa mão do amigo César que foi bem auxiliado pelo amigo Carlos Contino, muito obrigado a eles pelo excelente trabalho.
O dia terminou de forma bastante animada com toda a gente contente, os nossos amigos levaram com eles cinco javalis para fazerem os seus convívios, ficaram também convidados a virem á nossa montaria dia 31 de Janeiro e penso que se gostaram alguns irão voltar, pela amizade, pela camaradagem e pela vivência de tudo isto que se desenrola em volta destes encontros.
Quero agradecer em nome da Associação de Caçadores do Concelho de Mação todo o auxílio dado pelo Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Envendos pela excelente colaboração e ofertas da região, á Câmara Municipal de Mação pelas lembranças com produtos da região dadas aos caçadores, aos caçadores de Maceira na pessoa do seu Presidente Sr. José Carlos, ao Sr. Presidente da nossa Associação que geriu tudo isto de forma sublime Sr. Jorge Matos, ao Sr. Vice-Presidente Sr. Vítor Gonçalves pelo enorme trabalho que teve para por tudo isto a funcionar, por tudo o que contribuiu para angariar alguns fundos para a Associação, aos matilheiros, principalmente o Sr. Hugo Gonçalves que foi o principal mentor, ao Sr. Sousa, Sr. Manuel António, Sr. Zé Xisto, Sr. Bernardino Toco, Sr. Paulo Machado, Sr. António Matos, pelo trabalho que tiveram a marcar as portas, aos postores e condutores de matilhas, aos matilheiros e seus condutores pelo excelente trabalho e pela forma como conduziram os seus cães nestes duros terrenos, onde só os melhores e mais duros apresentam este tipo de trabalho, a todos os outros que de uma forma ou outra deram o seu contributo para que tudo corresse da melhor forma e assim darmos uma boa imagem da nossa Associação e do que somos capazes de fazer quando há união entre todos, é isto o espírito de associativismo, de quem me esqueci as minhas desculpas e obrigado a todos por tudo, até 31 de Janeiro, não faltes.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

MENSAGEM DE ANO NOVO


Longe vai o dia primeiro de Janeiro e estou a ficar desleixado.
Então onde estão os votos de um bom ano de 2010 para todos os nossos amigos e sócios da Associação de Caçadores do Concelho de Mação.
Pois é amigos também eu tenho deste lapsos e por tal peço desculpa.
Prevejo para 2010 e desejo o mesmo a todos vós um bom ano a todos os níveis e digo isto porquê?
O final de ano de 2009 veio a revelar-se ao nível da natureza um ano farto, no que diz respeito e nomeadamente ao nível da produção de azeite, como nunca se tinha visto (pelo menos eu nunca tinha testemunhado), espero que as empresas do sector tenham aproveitado esta dádiva divina, também num outro panorama este ano mostrou-se fora do comum, foi no que diz respeito ao fungos, sim fungos, pois são isso que são estes cogumelos que forram os terrenos dos nossos campos de tal forma que não há memória de tal nas nossa terras, mas aqui a explicação é fácil, ou não houvesse tanta matéria em decomposição, sim esse terríveis troncos de pinheiros e demais árvores caídos por esse montes que tanto nos travam na nossa marcha atrás da nossas vermelhudas (até nisto me deixam pena), mas que assim se revelam cada vez mais frágeis e vão acabar por ser reduzidos ao húmus, não sem terem dado continuidade a uma nova vida, como se pode ver por tantos cogumelos que têm havido por este campos e que fizeram a delícia de muitos a todos os níveis.

Quero com isto dizer e para ser optimista que o ano delas(das vermelhudas)vai chegar, penso que será 2010, aí sim, vamos ter os campos cheios de bandos e bandos de perdizes a voar, a dar um tom avermelhado ás encostas onde se refugiam dos ventos e das fortes chuvadas, onde nós as procuraremos com os nossos perdigueiros cheios de vício e aí sim teremos o prazer de as caçar e de ter dias que serão inesquecíveis.
São estes os votos para 2010 a todos nós, é o imenso desejo que também a caça se desenvolva de forma proporcional á nossa vontade. A nossa reserva é um cantinho de um jardim á beira mar plantado, tal como o nosso Portugal, vamos preservá-lo.
UM BOM ANO A TODOS VÓS.