terça-feira, 28 de setembro de 2010

IV FEIRA DA PERDIZ EM MARTIM LONGO


Realiza-se no fim-de-semana de 15, 16, e 17 de Outubro na Freguesia de Martim Longo, Concelho de Alcoutim, a IV Feira da Perdiz.
Zona do nosso país onde se encontram das maiores concentrações de perdiz-vermelha (alectoris rufa), completamente autóctones e bravas como se querem todas as perdizes, é assim uma zona de excelência para praticar esta modalidade de caça, de salto com cães de parar.Estando nós caçadores a breves dias da abertura da caça ás perdizes, vamos ter assim mais um motivo para irmos visitar esta feira, e, quem sabe fazer uma caçada neste concelho que tem bastante potencial e bastantes ofertas de caça a esta espécie cinegética.
Vamos por lá.

FEIRA DA CAÇA EM MÉRTOLA


Vai decorrer no fim-de-semana de 22 a 24 de Outubro a 1ª Feira de Caça no Concelho de Mértola.
Um fim-de-semana onde se poderá assistir a eventos relacionados com a caça, um passeio de TT, e onde haverá animação e também sítios para podermos lanchar e beber um copo com os amigos.
Como é a primeira vez que se organiza uma feira de caça neste concelho esperemos que corra tudo pelo melhor e que esta feira sirva para mostrar o potencial que este concelho tem para dar no que diz respeito tanto á caça menor como caça maior.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

MONTARIAS AOS JAVALIS

Montarias de tradição no concelho de Mação.
Não deixe de participar nas jornadas monteiras da Associação de Caçadores da Freguesia de Penhascoso, incluidas no calendário cinegético, das caçadas realizadas na sua Zona de Caça Municipal.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: 962521167 OU 966896217

CONCENTRAÇÃO: LARGO DAS FESTAS DO PENHASCOSO


HORÁRIO: 07H00

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ABERTURA AOS COELHOS III

Este dia foi além de mais um dia de caça o que por si só já é excelente, mas também porque se juntou ao nosso grupo uns amigos de Penafiel.
Vieram de bastante longe caçar connosco e não fosse outra vez o excessivo calor o dia até teria corrido melhor.
Começamos por se reunirmos em Avessada que tão bem nos acolhe nestes dias, e depois das apresentações e feitos os rituais da praxe, desta vez pelo nosso Exmo. Presidente, lá fomos para o monte atrá desses ariscos animais que tão bem protegidos estão e com o tempo do lado deles.
Colocadas as portas, começa-se a bater a mancha e cedo oprimeiro coelho veio parar ao cinturão, apanhado a dente pelos cães.
Mato duro de se bater, mas a vontade e o vício são grandes e incentiva-se os cães, forçam-se as pernas, o tojo gatanho é tramado, desanima qualquer um, dá mesmo vontade de voltar para trás.
Lá fomos indo e continuando a palmilhar mato, estevas e tojo, os coelhos passam-se, os cães dão uma ladra, correm 4 ou 5 metros atrás deles, rastos no chão duro e seco não há, caça difícil, não há condições.
Um tiro, dois tiros, mais uma série de tiros, o pessoal que está nas portas começa a tremer, a adrenalina a subir, ouvem-se os cães a laticar atrás dos coelhos,lá vêm um, nada, não saem do matão os sacanas, têm a escola toda e sabem como enganar os cães, estes são os seus terrenos é a sua casa todos os dias, não há nada a fazer.
No final sempre trouxemos uma meia dúzia destes difíceis roedores, o que até não é mau nestas condicões.
O almoço estava á nossa espera, como sempre preparado pelo nosso Mestre Cozinheiro, que nos preparou um ensopado de peixe do rio, estava divinal.
Os nossos amigos de Penafiel brindaram-nos com um excelente vinho verde CASEIRO, e que tão bem se enquadrou neste prato, um casamento perfeio entre o vinho do Norte e o ensopado de peixe do Sul.
Um dia excelentemente passado em boa companhia, obrigado a todos e até uma próxima oportunidade.




ABERTURA AOS COELHOS II

Mais um dia e mais uma jornada de caça ao sol.
Estes dias estivais, estão mais para ir á praia de que para caçar coelhos, mas enfim nós somos assim, então lá vamos.
Reunimo-nos como habitualmente ás 06H30, não tantos como os que seriam desejáveis pelas razões conhecidas, mas os que estão são dos bons.
Tomado o cafézinho e o famoso limpa-olhos,um dia saberão do que estou a falar, decidiu-se a volta a dar e lá fomos, uns para as esperas e outros com os cães para o mato para levantar os coelhos.
Esta manhã esteve ao contrário das outras um bocado mais animada, os cães trabalharam um bocado melhor, o treino do passado dia deu resultados, assim cedo se começaram a caçar coelhos.
A animação ainda estava para começar pois passados uns minutos os canitos deram com uma vara de porcos dentro dos fetos de uma ribeira e aí começou a festa, festa essa que se saldou no final com dois porcos agarrados pelos cães e que tivemos de trazer connosco, os cães ainda não sabem destinguir entre coelhos e porcos e para não se estragarem os ditos, tivemos de os trazer e esfolá-los para depois os aproveitar, como é óbvio.
Foi uma manhã animada e com um saldo final de 4 coelhos 2 pombos e dois porcos agarrados pelos cães.
Mais uma vez o nosso amigo César nos preparou um excelente almoço que nos fez ficar ali no Centro de Convívio de Avessada até ás tantas a aproveitar o Domingo e a boa companhia dos nossos amigos.
Até ao próximo dia.



ABERTURA AOS COELHOS I

Mais uma época começa e mais uma vez se juntamos com amigos para iniciar uma nova época de caça aos coelhos e lebres.
Como tem sido apanágio destes últimos anos, este também não foi excepção e o calor esteve sempre presente. Ás 07H00 da manhã já se faziam sentir temperaturas que nos começam a desanimar e a vaticinar os piores resultados.
Fomos então para a zona escolhida e que uns dias antes tinha sido visitada por mim e pelo "Sousa", onde avistamos muito feitio de coelhos. Não fosse o calor e o dia teria corrido pelo melhor. Houve muitas ladras, muitos coelhos mexidos, mas como os participantes eram poucos, os coelhos passaram sem serem atirados, isto porque o mato é muito e sem haver portas devidamente colocadas as hipóteses de sucesso são poucas.
Como se tinha previsto, os cães ás 10H00 já não queriam mato nem por nada, caçar com 35º de temperatura sem poder tirar o casaco causa muito desconforto. Vieram dois coelhitos para safar a grade e fica o treino aos cães do primeio dia concluído.
Como sempre e no final, não sem antes se terem esvaziado umas minis, segui-se o almoço, porque mesmo que não haja caça o almoço está de certeza garantido.
Os nossos convidados queriam fazer melhor mas o tempo é que manda e da próxima vez será melhor.
Obrigado a todos os intervenientes e contamos sempre convoosco.

sábado, 4 de setembro de 2010

PARA MANTER A TRADIÇÃO

Como previsto no nosso calendário venatório o dia da abertura ás rolas e pombos estava marcado para o dia 29 de Agosto e como tal aconteceu.
Ás 5H30 em ponto???? lá estavamos reunidos, uma mão cheia deles, (quase sempre os mesmos) para abrir as hostilidades.
Desta vez e após um sorteio onde se procurou que todos tivessem as melhores portas, uma vez que os pássaros eram muito abundantes e com querenças em determinados sítios, lá fomos com instruções para se respeitarem os números de abate, pois há sempre uma certa tentação de não sermos capazes de parar quando as passagens das aves são uma constante, é o sídroma do dedo quente.
No final da caçada verificou-se que nenhum dos elementos participantes tinha excedido a quota, um facto deveras louvável e que só acontece com caçadores do nosso calibre, somos os maiores, mas mesmo os maiores em tudo,
Pois foi,no final da tarde houve o habitual petisco aberto a todos quantos estão, é um lema nosso e que gostamos de continuar a preservar, foi mais um dia bem passado em excelente companhia, ainda ficaram umas grades de minis para beber, mas isso fica para o próximo dia, não queremos acabar tudo de uma vez.
Não fiquem impressionados com as fotos, toda a gente foi avisada para vir, dissemos que eles estavam cá (os pássaros).
















ABERTURA ÁS ROLAS, UM POUCO IMPROVÁVEL.........

O convite para a abertura foi feito pelos amigos da ZCM de Riba-Tâmega e lá fui para fazer a minha abertura na companhia deles no dia 22 de Agosto.
Abertura só para cumprir a tradição porque independentemente de haver rolas e pombos, que os havia em quantidades que não envergonham a ZCM,mas no fundo o mais importante é passar o dia no campo com a malta amiga, comer uma boa refeição, no nosso caso foi o javali estufado que estava dos deuses, e assim vamos ficando preparados para os dias que aí vêm.
Mas como seria de esperar além de umas rolas e uns pombos abatidos o dia foi passando sem haver acidentes, ninguém se aleijou, o que é sempre óptimo, beberam-se uma cervejolas que o dia estava de feição, contaram-se historias, onde se abateram mais umas centenas de rolas, coelhos, enfim um sem número de caça, são assim os dias dos caçadores.
Somente tenho a agradeçer ter estes bom amigalhaços que me proporcionam estes momentos, que tenhamos ainda muitos mais, a eles um obrigado e até á próxima caçada em conjunto.
Como poderão ver pelas fotografias, o dia foi muito ocupado e cansativo com a caça pois estavamos sempre em alerta constante, e o acampamento estava montado para resistir ao inimigo por muitos e bons dias, não faltava ali nada.