sábado, 30 de abril de 2011

CALENDÁRIO VENATÓRIO DE 2011 A 2014



O calendário venatório este ano sofreu algumas alterações, nomeadamente no que diz respeito á sua duração, que será de 3 épocas de caça.
Na parte da introdução de novas espécies de caça, as quais nao menciono no mapa, e que são o melro e a pega rabuda, deve-se ao facto de ainda não ser uma certeza absoluta.
Também não estamos tão necesitados de dar tiros para nos tornarmos nuns passarinheiros que vão para o campo com a ideia de atirar a tudo o que mexe.

(para ver o calendário clicar em cima dele)

J.R.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

PERCEBER ONDE COLOCAR O TIRO NUM JAVALI

Para que se perceba um pouco melhor onde colocar os tiros num javali as fotos colocadas irão dar uma ideia para o seu posicionamento.
Espero ter ajudado pois as ilustrações estão muito explicítas e devem ajudar a perceber como funciona o tiro quando atinge estas zonas dos orgãos vitais.
Boas caçadas.






J.R.

TEMPORADA DE ESPERAS AOS JAVALIS-LUA DE 09 A 19 DE MAIO

Caros confrades.
Vai iniciar-se no dia 09 de maio mais uma temporada de esperas aos javalis.
Os dias vão estar com temperaturas bastante agradáveis.
Tomadas todas as precauções para a nossa segurança e cuidados para com os insectos, vamos desfrutar do campo e dos animais.
O respeito pelas espécies é crucial para que possa haver um desenvolvimento sustentado.
As crias e fêmeas fazem falta para perpetruar as espécies, não lhes dêm caça de forma desordenada, limitem-se a caçar o vosso troféu de sonho.
Boas caçadas.




Um bom cevadouro é meio caminho andado para uma espera de sucesso.
Guardem cearas de aveia e trigo, é por lá que eles gostam de se empanturrar no inicio do seu passeio nocturno.

J.R

sexta-feira, 1 de abril de 2011

ONTEM FUI-ME DEITAR E ...................


Manhã quente de Setembro.
Abrem-se as portas do atrelado e em catadupa saem os podengos, cruzados de beagle e podengo, alguns beagles, toda uma mistura de raças, uma paixão em comum com os donos, caçar coelhos.
Após umas esgravatadas e umas mijadelas para marcar território, os cães entram no mato e ouvem-se de imediato ladridos, sinais evidentes de que os coelhos andaram activos durante a noite e os rastos ainda estão frescos. É assim mais fácil para os cães fazerem o seu trabalho.
O caçador tem interesse em os animar na busca e no levante de algum coelho que tenha ficado para trás, aproveitam-se os rastos frescos, a manhã promete calor, os rastos perdem-se e o faro dos cães fica queimado com o ar quente e seco.
Rápido como um relâmpago eis que surge a toda a brida um flanelas, ora tapando-se com o mato, ora se deixando ver pelo intervalo das estevas, sempre com a matilha no seu encalço. Rápido, rápido, o caçador leva a arma á cara e efectua um tiro de chofre, como que por milagre o coelho dá três ou quatro cambalhotas, atingido em cheio pela granalha de chumbo nº 5, o mais usual neste tipo de caça com monte muito fechado.
O primeiro está no cinto, como se costuma dizer:
- A grade está “safa”!
Seguem-se mais ladras, mais corridas, muita animação nesta manhã de inicio de época, mais um tiro e ainda mais dois de seguida, parece uma metralhadora:
- Este ia a passar-se, mas ainda o consegui apanhar, quase a entrar nos buracos, já está.
É o segundo e seguir-se-iam ainda mais outros quatro perfazendo um cinturão com uma meia dúzia de orelhudos, uma caçada com bonitos lances de caça rematados por tiros de belo efeito e também com alguns falhanços, seriam uma boa dezena, mas as miras ainda não estão afinadas e o “swing” ainda não é perfeito, nada que mais uns dias como este não corrijam. Há-de se chegar á abertura geral já com a pontaria num mimo, para isto também serve a pré temporada.
Este ano os coelhos estão a mostrar que a criação correu muito bem e que as doenças ainda não apareceram ou estarão também já um pouco menos destrutivas, fruto do trabalho dos caçadores em proporcionar vacinas e programas de desparatização de covas.
Uma manhã bem passada em companhia de mais três amigos, juntamente com os nossos amigos canídeos, fizemos o gosto ao dedo, os cães treinaram os narizes e fortaleceram as patas, tudo em sintonia, uma máquina bem oleada está visto que trabalha bem.
E depois acordei e tive de ir trabalhar…………………………………………………

J.R.