sábado, 31 de dezembro de 2011

BOAS FESTAS E FELIZ 2012

A Direcção da ACCM, deseja a todos os seus sócios e amigos um feliz ano de 2012.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

AOS FOTÓGRAFOS DO GRUPO DE CAÇADORES


A acabar o ano quero fazer uma justa homenagem a quem dedica um pouco do seu tempo a transmitir e a registar caçadas e momentos que são de todos nós.
Somos todos intérpretes desta novela, mas todos gostamos de ser relembrados.
Os fotógrafos muitas das vezes acabam por ser personagens anónimas, não são lembrados, ficam por detrás da objectiva, mas no entanto estavam lá, deram o seu contributo, mostraram o esforço do seu trabalho, mas no entanto raramente são os protagonistas.
Hoje não vai ser assim, este "post", vai ser inteiramente dedicado a "esses" que tanto dão mas raramente aparecem, vai por eles.
Misturado vão umas belas fotos de caça para os fotógrafos não ficarem muito mal na fotografia.
J.R e zg




















segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

MONTARIA EM SÃO JOSÉ DAS MATAS

No dia 14 de Janeiro vai ser levada a efeito a 2ª montaria da época de caça. Espera-se que seja uma boa montaria e que se possam abater alguns javalis, dos muitos que por ali deabulam. Vem passar um dia diferente em boa companhia.

3ª MONTARIA CONJUNTA COM CAÇADORES DE MACEIRA

No dia 10 de Dezembro de 2011, realizou-se nos terrenos da Associação de Caçadores do Concelho de Mação (ACCM), a terceira montaria em conjunto com o Clube de Caça da Maceira. Foi feita a montaria numa mancha sobranceira ao rio Ocreza, delimitada a norte pela A23, mancha muito querençuda de porcos, com muitos matões e zonas assoalhadas que permitem que os javalis se sintam bem por ali. Também foi muito bem feito o trabalho de casa com os cevadouros a aguentarem por ali os animais, até ao dia da montaria.
Cedo começaram a chegar os monteiros, para mais este evento, que tinha este ano uma vertente diferente, era do tipo mata pendura, o que pode originar muitas divergências de opiniões, mas isso não interessa nada para este texto. A seguir ao “taco”, realizou-se o sorteio das portas e rumou-se á mancha. A chuva apareceu assim que a montaria começou e como ela também o frio também nos fez companhia durante toda a caçada, não fosse a animação proporcionada pelos javalis, eram tiros e mais tiros, porcos por todo o lado, grandes, pequenos, fêmeas com listados, enfim um pouco de tudo para animar o pessoal. Fosse a pontaria tão afinada como foi o Paulo com a porca que se atravessou pela frente e o resultado final, não seriam somente de três porcas, mas seria muito mais avultado, houve caçadores a falhar porcos em limpas e a meia dúzia de metros, outros houve a quem se lhe encravou a arma, um rol de “acidentes”, que não servindo de desculpa, ajudaram a animar a coisa.
As matilhas de cães estiveram no seu melhor, havendo ladras do principio ao fim da montaria, pena foi a chuva que tornou a jornada muito dura e com o monte molhado, sabemos todos muito bem que o desempenho dos animais não é o melhor, seria talvez umas das melhores montarias em terrenos abertos, feitas no distrito de Santarém, atrevo-me a arriscar, assim o tempo o tivesse permitido, mas melhores dias virão.
A única parte negativa do evento e somente a realço por ser negativa, foi a falta dos porcos na junta final, não houve lugar ao “tableau de chasse”, deveria ter havido uma última e justa homenagem aos animais participantes da caçada, eles, os abatidos merecem isso da nossa parte. Pela animação e pela quantidade de animais na mancha, o almoço ficou para tarde, mas no final recompensou o porco assado no espeto, acompanhado pelo famoso arroz de feijão, estava tudo bom e a companhia também esteve do melhor. O dia acabou na casa do matador de serviço, o amigo Paulo, e teve-se de esfolar o bicho, acompanhado de uns copos do vinho tinto da talha, que este ano está de se lhe tirar o chapéu, falou-se e conviveu-se até às tantas. Mais um dia bem passado pelas terras da Beira-Baixa. A (ACCM), agradeçe a todos os participantes, principalmente ao Clube de Caça da Maceira, pela sua presença e pela confiança que denotam na nossa reserva para realizarem um dos seus eventos anuais. J.R.

LARGADA DE PERDIZES E FAISÕES 03-12-2011

Para cumprir o calendário venatório, levou a direcção da Associação de Caçadores do Concelho de Mação (ACCM), a efeito mais uma largada de perdizes e faisões nas terras da Avessada. Cedo se reuniram os convivas, que com este clima de crise, ainda conseguiu juntar umas dezenas de amigos que gostam de se juntar a nós nestas ocasiões, a (ACCM) agradece as vossas presenças. Tomado o pequeno-almoço da praxe, foi realizado o sorteio das portas e ala para o monte que se faz tarde e a manhã não podia estar melhor para estas coisas de caçar numa largada.
Os lançadores da caça, começaram o seu trabalho muito envergonhados, pois ou seria do frio ou estavam com medo de serem picados pelas perdizes ou pelos faisões, que logo os largavam sem lhes darem um empurrãozinho que os fizesse voar com mais vontade, cedo se rectificaram as coisas e a passarada começou a voar com mais destreza. Há a condicionante do vento que continua a condicionar o voo das aves, como é normal, os genes e a natureza são mestres, e ainda bem que não conseguimos transformar por completo tudo em que tocamos.
Muitos tiros certeiros, muitos pregos, é assim a caça, mas no que toca ao divertimento foi uma boa manhã de caça e tiros, qual torneio de tiros aos pratos, qual quê, isto é que é um treino á maneira, fico a pensar se não seria mais útil no início da caça, se no final, é que assim ao principio já não havia desculpa para os falhanços a que por vezes assistimos, por mim falo, caraças, é cada prego às vezes que é como diz um amigo meu “dois tiros tão bem dados e vai-se embora a perdiz”, como se os tiros falhados pudessem ser bem dados, mas enfim, fica sempre a intenção. No final da caçada foi feito o “tableau de chasse”, e verificou-se que a pontaria nem tinha sido muito má por parte de todos os participantes, mas as perdizes tinham ficado a rir-se de nós, pois safaram-se ainda umas quantas, ficaram para o rabisco do dia seguinte.
Dividida a caça por todos, só nos restava regressar á sede do Centro de Convívio da Avessada para o repasto do almoço, uma churrascada á maneira que foi mais uma vez confeccionada pelo César, estava muito bom, com todo o pessoal a ficar deveras satisfeito. Pois é o que é bom acaba depressa e quando estamos junto de amigos o tempo parece que voa, o dia estava a chegar ao fim, mas as recordações ficam cá, para mais tarde falarmos de mais um dia passado em excelente companhia, venham mais dias destes. J.R.