quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ÚLTIMOS DIAS

Faltam poucos dias para a largada anual de aves de caça  da Associação de Caçadores do Concelho de Mação.
Ainda vais a tempo de participar.
Vem passar este dia em boa companhia.
J.R.

PARTICIPA E DIVERTE-TE

domingo, 25 de novembro de 2012

COMO SE O CÉU CHORASSE


Neste último dia de caça, do nosso calendário cinegético, juntaram-se 14 bravos caçadores e seus cães para dar por finalizada as caçadas na nossa Reserva de Caça Associativa.

Como que em sinal de tristeza por se estar a acabar mais uma época de caça às nossas bravas perdizes, coelhos e lebres, o céu deitou durante toda a jornada de caça lágrimas de tristeza.

A DEFENIR ESTRATÉGIAS


Mas apesar dos tremendos esforços que estes dias obrigam, ainda assim se conseguiu um pecúlio capaz de fazer inveja a qualquer grupo de caçadores, conseguiram levar na sacola onze perdizes, dois coelhos e duas lebres. Só em jeito de remate, não gostei de saber que tinham caçado as lebres do Manuel Cardoso (Cócois prós amigos), então anda um homem um ano inteiro a criar estes bichinhos com tanta estimação e vêm de lá estes gajos e acabam com os animais, tá mal, isso não se faz, e vai o homem pagar o almoço dia 15 de Dezembro, fica-lhe cara a brincadeira.

Num dia tão difícil o feito é de vangloriar e certamente que deixa cheio de orgulho e alegria a todos os participantes, a molha fica esquecida, um banho quente, nalguns casos e uma muda de roupa, reconforta e passados poucos minutos, estamos novos e com uma alma diferente.

O almoço foi de estalo, reconfortaram-se os estômagos com um belíssimo leitão, bem acompanhado, que bela maneira de acabar um dia que teimou em estar sempre contra a corrente do jogo, ele há dias assim.
Mas também há dias para se brincar e para que no final sejamos brindados com um arraial de música popular oferecida pelo pai do Eng. Barata, houvessem mais umas quantas moçoilas e estava o baile armado até de madrugada. Grande final de tarde.
Com muita pena minha não pude estar presente, mas estive em pensamento e até parece que sonhei com a caçada, tal era o estado de espírito. A vida assim obriga e a TROIKA não dá muita margem de manobra.

Restam agora os tordos e as batidas às raposas, entremeadas com um ou outro gancho aos porcos, são motivos mais que suficientes para que nos juntemos nesses dias continuando a caçar e confraternizar até ao final da época.

No próximo dia 1 de Dezembro realiza-se a largada de caça, e no dia 2 haverá o rabisco só para sócios, por isso não faltes, a tua companhia é necessária.

Uma boa semana e até lá divirtam-se.

J.R.
O TABLEAU DE CHASSE

JÁ SEQUINHOS E Á ESPERA DO ALMOÇO.

OS CONVIVAS Á MESA.

COMEÇA O BAILE

GRANDE TOCADOR DE CONCERTINA

O PRIMEIRO PAR


TENS DE IR AO CASTIGO, TENS, TENS....

A CONFIRMAÇÃO DO ALMOÇO DE DIA 15 DE DEZEMBRO.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, E AINDA SÃO PRIMOS, VAI LÁ VAI.

DE VOLTA Á LISBOA


Já com alguma dificuldade em escolher um bom sítio para dar caça às perdizes, neste dia voltamo-nos novamente para a zona da Zimbreirinhas até á Lisboa da Cumeada.

Zona onde outrora se cobravam perdizes durante toda a época de caça, parece que ainda se mantem a tradição, sendo esta uma das zonas onde se vêm ainda uns bons bandos de perdizes.

Paulo com coelho empiolado.
Se bem o pensamos melhor o fizemos e o resultado não ficou aquém do esperado, somente havendo os percalços de haver grandes espaços de tempo á espera uns dos outros, a volta é grande e dura, dando assim tempo para que as perdizes recuperem forças e se tornem difíceis de por a tiro.

Mas caça fácil é nas reservas onde se caçam perdizes da capoeira, estas têm anos de mato e de dias ao relento, ruins de apanhar e de empiolar, mas com jeitinho e um bom cão elas lá acabam por enfeitar o cinto do caçador.

Resta-me salientar que no final do almoço o sócio, Sr.Jorge Matos, com uma procuração do Sr. Presidente, fez a prelecção final sobre a época de caça que está na sua fase terminal.
Também usaram da palavra todos os sócios presentes, que assim puderam dizer de sua justiça e comentar experiências vividas no seio da Associação, é um facto digno de realçar e que mostra bem o espírito democrático que reina nesta Associação, remate ideal para mais uma bonita jornada de caça.

Saliento também o facto de os sócios fumadores terem respeitado o espaço comum utilizado por todos e a preocupação que eles têm com o meio ambiente, senão veja-se o ecológico cinzeiro utilizado para apagar as baronas.

Foi assim mais um dia passado em boa companhia.

Na semana que vem será o último dia do calendário das perdizes, coelhos e lebres, para os que puderem vir, uma boa caçada, e vejam lá se não se molham.

Boa semana.

J.R.

 


Á ESPERA DA CAÇA

SR. JOAQUIM LUÍS.

UMA PAUSA PARA REAGRUPAR.

O QUADRO FINAL.

CANSADOS DA JORNADA.

AGORA JÁ NÃO SAIO DAQUI.

A RECUPERAR DA DESIDRATAÇÃO.

OS NOSSOS TESOUROS.

COMENTANDO ALGUM LANÇE.

CINZEIRO ECOLÓGICO

INICIO DO DISCURSO

PAULO, JORGE E MANUEL

PEÇO A PALAVRA

JÁ A DISCURSAR

EXPONDO O PONTO DE VISTA

OUVINDO ATENTAMENTE

TÁ TUDO ESCLARECIDO?

SÓ UM ASPECTO.

OS MAIS ALTOS DA ASSOCIAÇÃO

PAINEL DE QUADROS E TROFÉUS.

O SR. PRESIDENTE DISCURSANDO.

TRABALHO BEM FEITO.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

LARGADA ANUAL DE AVES DE CAÇA - 2012


É já no próximo dia 01 de Dezembro que será levada a efeito a largada anual a ACCM.
Evento já com muitas tradições no seio da família caçadora pertencente a esta Associação e também já bastante enraizada em alguns caçadores que anualmente fazem o favor de nos brindar com a sua companhia neste bonito evento.
A largada será realizada em Avessada, com a concentração na sede do Centro de Convívio da aldeia, onde será também servido o taco e o almoço, numa nova sala que foi criada para albergar este tipo de eventos e que tanto conforto trás a todos quanto dela desfrutam.
Serão estas razões mais que suficientes para que estes nossos amigos venham passar um dia em boa companhia, e tendo como diversão atirar sobre peças de caça numa zona muito bonita e que se dispõe a que se façam tiros de belo efeito pelo voo que as aves proporcionam.
Venham até nós neste dia e divirtam-se.
Até lá boas caçadas.
J.R.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

A GRANDE DEMANDA OU A CAÇA É QUE MANDA (10 - NOVº - 2012)

Numa manhã de denso nevoeiro, a sede do centro de convívio de Avessada emerge, qual castelo
medieval, do meio dessa névoa branca, deixando antever no seu seio sombras que se movem.
Será El-Rei D. Sebastião “O Desejado”?
Será gente?
o nosso "castelo"
Gente será certamente, mas para virem num dia assim, certamente não estarão doentes, estarão dementes?
Sim porque somente quem se aventura nestas grandiosas demandas, enfrenta tantos sacrifícios.
Assim lá apareceram do meio do nevoeiro, uma dezena de intrépidos cavaleiros (leia-se caçadores), preparados para mas uma odisseia na sua demanda, não do Santo Graal, mas sim dessas tremendas perdizes que teimam em levar a sua avante, ou seja, atrair, quais ninfas do Tejo, estes indómitos caçadores para calcorrear montes e vales na sua perseguição.
Mas como alguém já disse “um dia é da caça, outro do caçador”, hoje o dia não é do caçador, mau dia para se experimentarem cães novos.
Calcorreando montes e vales já há muito esquecidos para a caça mas entretanto fazendo parte da nossa “rota” lá se partiu para mais um dia de aventura.
Não fossem as más condições do tempo e a balança penderia mais para o nosso lado, assim ficou a caça e o campo a ganhar.
O resultado final apresentou um saldo de 8 perdizes, um pombo, uma galinhola e um tordo, espécies exóticas a serem cobradas pelo “Sousa”, só para ser diferente.
Estas dificuldades fazem com que no final seja redobrado o prazer de estarmos novamente no conforto do nosso “castelo”, rodeados de amigos e desfrutando dos lances da caçada em amena cavaqueira. É a hora do relaxe, tempo de saciar a sede e aconchegar as barrigas, desta vez com um excelente arroz de lebre.
De realçar que hoje tivemos direito á presença de "Lady" Xana que fez a distribuição da caça pelos cavaleiros da demanda. Prestamos-lhe as nossas reverências.
Final do dia com a sensação do dever cumprido, cansados voltamos a nossas casas, esperando ainda com uma ténue esperança, que numa próxima manhã como a de hoje surja o tão “DESEJADO” salvador da pátria, senão nem nos vale Dom Sebastião.
Boas caçadas.
zeg





Será Dom Sebastião?

Concentração.

Nevoeiro a sério.

Tá frio?



O Sr. Presidente.

Mata bicho.

Há aqui um penetra.

E aqui também.

Os intrépidos cavaleiros.

O amigo Zé Sanches á espera que arrefeça.

"Lady" Xana a distribuir a caça.

Já no final da odisseia.

Xana e o Sr. Jorge.

As 8 perdizes o pombo a galinhola e o tordo.

Bonito casal de perdizes.