sexta-feira, 30 de agosto de 2013

CIBIO identifica variante de vírus letal para o coelho-bravo - Veterinaria Actual - Notícias

CIBIO identifica variante de vírus letal para o coelho-bravo - Veterinaria Actual - Notícias

OS COELHOS CONINUAM A SER A VÍTIMA DE SEMPRE

CIBIO identifica variante de vírus letal para o coelho-bravo

por Ana Rita Costa29 de Agosto - 2013




Um grupo de investigação do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) identificou uma nova variante do vírus responsável pela Doença Hemorrágica Viral (DHV) que afecta o coelho-bravo e os coelhos domésticos.
O estudo foi publicado recentemente na revista científica Emerging Infectious Diseases e analisa a presença e as características desta nova variante do vírus que pode estar associado a taxas de mortalidade de cerca de 50% destes animais em França. Detectada no nosso país em 1989, a DHV é uma doença vírica contagiosa que afecta animais adultos e jovens com mais de dois meses de idade.
“Atualmente, a DHV é uma das principais causas de morte de coelho-bravo na Península Ibérica e a presença desta nova variante vem certamente agravar este problema”, refere Joana Abrantes, uma das investigadoras responsáveis por este estudo. “Atendendo à importância desta informação, o genoma da nova variante isolada em Portugal foi totalmente sequenciado e será brevemente publicado numa base de dados de domínio publico. Isto é fundamental a fim de delinear as medidas de conservação mais eficientes em função da evolução e dispersão desta nova variante do vírus”, conclui.

domingo, 18 de agosto de 2013

FOI ASSIM O DIA DA ABERTURA

O dia 18 de Agosto começou cedo para este grupo de carolas.
Vamos ver o que há por aqui na zona e ainda cedo se passou das palavras aos actos.
Ás 6H30 já estávamos nos postos determinados a gastar as caixas de cartuchos levadas para o efeito.
Como as expectativas eram de que não houvesse muita passarada, veio-se a confirmar o que já se adivinhava, rolas pouquíssimas, pombos raros, mas ainda assim deu para lhes ver a cor, das três peças cobradas, todas foram ao primeiro tiro, mais cartuchos restam para a geral.
O grupo esteve coeso até ao fim mostrando galhardia e confraternizaram com um bom almoço onde o coelho foi o protagonista.
Tivemos também para comensal o nosso Exm. Presidente, que se juntou á rapaziada para almoçar, o almoço era ao seu jeito, sortudo.
Mas antes houve uma petiscada de "tordos" tardios, das rolitas e do pombo, assados nas brasas.
E foi assim o encontro do primeiro dia, ainda houve oportunidade de avistar uma perdizes das verdadeiras que deixam ficar ânsias para o inicio da "verdadeira" caça á "geral".



























quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A ABERTURA DA CAÇA

O dia 18 de Agosto, como já foi o dia 15, é o dia esperado por muitos para marcar no calendário como   "O dia da abertura da caça".
Em inúmeras reservas espalhadas pelo país se fazem cevadouros, marcam-se portas, sorteiam-se as mesmas, enfim uma enorme actividade em redor disto da "abertura-geral", e não digam que não vão ao vosso armeiro de confiança comprar o que de melhor se apresenta neste ano em matéria de cartuchame para mandar abaixo aquelas rolas que voam mais alto ou que dão a curva mais apertada, parece sempre bem aparecer na concentração com o cartucho melhor num raio de 500 quilómetros.
Mas no fundo é isto que "nós" caçadores queremos.
Quem não sonha nessa noite com uma entrada de rolas ou de pombos, como se vê nos filmes do "YOUTUBE", afinal aquilo não acontece sempre e só aos outros.
Porque não podemos ser nós os felizardos a ficar com a cartucheira vazia de tantos tiros dar nos ziguezagues das rolas, exímias voadoras?
Pois é, a mim ainda me tira o sono o primeiro dia de caça, ás vezes a culpa não é só delas, mas também de alguma festa de Verão que faz a noite ficar mais perto do dia e depois é vê-las  a voar cheias de "saúde" (santinho).
J.R.


sábado, 10 de agosto de 2013

ERA UMA VEZ......

Assim começam todas as histórias infantis, mas isto está longe de ser uma história, é sim a realidade, foi o inicio da vida de uma caçadora.
Pelas mãos de seu pai foi iniciada numa nova etapa da sua vida, e que vida, vida de caçador, que é dura, muito dura.
A Cátia, é a nova sócia da Associação de Caçadores do Concelho de Mação, teve hoje com o seu "padrinho" no baptismo de fogo, seu pai e para ajudar uma perdizes vermelhas e uns pombos, que melhor forma de se começar, não conheço melhor.
O "padrinho" foi o melhor, o Jorge é como todos sabem um excelente caçador e agora já tem mais uma desculpa para não faltar a nenhum dia de caça, a sua pupila vai sem dúvida ser uma boa seguidora (herdeira) de seu pai.
Esperamos agora pela Xana, a julgar pela paixão que já demonstra pela caça, vai ser um caso muito sério no futuro, assim o esperamos.
Boa sorte ás duas e muitos e bons dias de caça.
Valha-nos Santo Huberto.
J.R.





segunda-feira, 5 de agosto de 2013

CALENDÁRIO DAS CAÇADAS PARA 2013/2014

Depois da reunião de sócios no dia 04 de Agosto, e do almoço dos proprietários, que se vem revelando um grande sucesso dada a grande afluência de pessoas a este evento, tornando este dia em mais um dia de festa para a nossa Associação, ficou estabelecido o calendário anual para as caçadas na Reserva Associativa nº 2120 do ICNF.


LUA DE AGOSTO

Agora já com as noites mais frescas e os dias a começarem a diminuir, espera-se ainda assim boas esperas devido á chegada de porcos que vêm com os sentidos para se empanturrarem das primeiras uvas.
Os sítios de espera poderão ter de mudar mas os grandes porcos começam a aparecer com mais frequência.
Boas esperas.
J.R.