segunda-feira, 22 de setembro de 2014

CAÇADAS AOS COELHOS EM SETEMBRO

Mais um dia de caça aos coelhos onde os ditos logomorfos ficaram a ganhar (ou não). Muito calor a dificultar a vida aos cães, locais com coelhos doentes, indiciando que a doença já varreu os poucos que por lá (Alpalhão) se viam há uma semanas atrás. As lebres também não apareceram. resolveremos o assunto quando formas ás perdizes que ainda se vêm por lá em bons bandos. Assim restou-nos a feijoada que estava muito bem confeccionada. Até ao próximo domingo que para mim será dia 05 de Outubro. Boas caçadas.


























segunda-feira, 8 de setembro de 2014

JÁ COMEÇOU A CAÇA


O primeiro dia de caça aos coelhos e lebres na nossa associação saldou-se por 2 coelhos e uma lebre. Tendo em conta o estado do tempo e do número de caçadores ser muito reduzido pelos mais diversos factores, nem se pode considerar um dia mau.
Como hoje em dia a caça deve ser encarada como um convívio onde se sai ao campo para desfrutar do que as caçadas nos dão, sem ter em mente grande cintos, foi este nosso dia muito salutar, caçando-se em companhia de bons amigos, vendo os cães a trabalhar, dando um ou outro tiro, os cães ainda deram algum trabalho aos poucos coelhos que por ali andam, demonstrando que cedo atingirão a plenitude da sua forma, aguardemos.
Que todos os dias de caça se passem com o mesmo ânimo, com mais umas peças, e serão certamente bons dias para recordar.
J.R.
















segunda-feira, 1 de setembro de 2014

AMANHÃ COMEÇA A CAÇA

De há uns anos para cá, começaram as “espanholices” na nossa caça e fomos embarcando neste novo formato de caça que agora se pratica no nosso país.
A abertura da caça às rolas, é feita como há dezenas de anos no dia “15” de Agosto.
Andam a dizer que não há rolas, a questionar e a avaliar factos que possam justificar o injustificável, quando o óbvio esteja á vista de todos pois é devido ao abandono dos campos.
 Hoje em dia não se deita um grão no pó, e queremos que a terra dê pão.
Assim não dá.
Estive a ver o início deste nosso espaço e a nostalgia tomou conta de mim.
Revi amigos que não via há anos.
Viajei no tempo, e, digo-vos, gostei do que vi.
Se quiserem fazer também vós uma viagem no tempo e retrocederem uns anos, vão ver algumas coisas das quais já se esqueceram.
“NÓS”  já fomos um exemplo, temos provas físicas das quais nos podemos orgulhar, só não vê quem não quer.
Eu tenho-me esforçado para que não se perca nada, pode não parecer e podem até nem querer ver, mas por mim “NÓS” seremos sempre os melhores e a nossa ACCM será sempre uma referência.
Serve esta introdução para relembrar a todos que no dia 07 de Setembro começa mais uma época de caça.
Seria bom que todos entendessem que estes dias não servem exclusivamente para andar por montes e vales aos tiros a tudo o que o calendário cinegético permite.
Temos de ter o bom senso de perceber que somos um grupo SOLIDÁRIO, além de sermos também sócios dumas parcelas de terra onde nos permitem caçar às quais se designam por “ASSOCIAÇÃO DE CAÇADORES DO CONCELHO DE MAÇÃO”.
Esta ACCM tem dado e cumprido com o que nós exigimos dela, “NÓS” temos também o dever de retribuir com o nosso trabalho.
Não darei exemplos porque o tempo da escola já lá vai e só aprendeu quem quis, gostava sim que todos agradecessem terem tido um instante na vida em que lhes foi permitido correr atrás dum coelho, atirar um tiro a uma perdiz brava, fazer uma espera a um javali, observar durante meses uma lebre a criar a sua prole, percorrer o campo e observar a vida selvagem em todo o seu esplendor.
Estas terras esperam que nós façamos tudo o que estiver ao nosso alcance para que não se perca a essência da caça.
Por isso precisamos de estar todos unidos e esforçados para que tudo corra pelo melhor por muitos e bons anos.
Desejo a todos os sócios, com uma especial reverência ao sangue novo, uma época de caça 2014/2015 excepcional e para além dos grandes “cintos” um bom e são convívio.
“Não queres vir á festa?
- Não, AMANHÃ COMEÇA A CAÇA.”

J.R.